Categories: Notícias

Congestionamento digital

A propósito, li hoje a notícia de que a internet pode estourar sua capacidade de tráfego em 2010!!! Pois é, estaríamos a dois anos do novo bug do milênio?

Quem afirma é Jim Cicconi, vice-presidente da AT&T, que vem a ser simplesmente a maior empresa de telefonia dos EUA. Numa palestra a autoridades inglesas em Londres, Cuccioni afirmou – diz o site ZDNet – que a rede atual não suporta o aumento contínuo do tráfego de dados, principalmente o compartilhamento de vídeos típico de sites como o YouTube. “Daqui a três anos, vinte residências médias irão gerar mais tráfego do que toda a internet atual”, prevê o especialista, em tom dramático.

Cicconi diz que seriam necessários investimentos da ordem de US$ 130 bilhões para um upgrade na estrutura atual da web que evitasse esse colapso. O volume de dados trafegado atualmente, prevê, irá aumentar cerca de 50 vezes até 2015. E há, segundo Cicconi, um vilão nessa história: a alta definição. Embora não seja necessário (as telas pequenas dos computadores não comportam esse tipo de sinal), cada vez mais internautas jogam na rede vídeos em HD, o que ajuda a enforcar ainda mais o tráfego.

“São oito horas de vídeos sendo despejados no YouTube a cada minuto”, revela Cicconi. “Logo, tudo será em HD, o que engole de sete a dez vezes mais banda. Para piorar, as pessoas querem compartilhar cada vez mais vídeos, que representa 30% do tráfego hoje mas vai subir para 80% em 2010. Não há espaço para isso”.

Alguém tem sugestões a respeito?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

3 semanas ago