Categories: Uncategorized

Cai o CD, sobe o vinil

Quem diria? Dez anos atrás, se alguém dissesse que o CD iria desaparecer e o vinil voltaria a ter mercado, certamente seria chamado de louco. Ouvi isso de alguns audiófilos na época, mas esses falavam mais com o coração do que com a razão: não conseguem viver sem seus LPs. Agora, não, a coisa é pra valer, como mostramos aqui há duas semanas.

Luis Zattar, da Som Maior, um dos maiores entendidos em áudio no Brasil, garante que voltou a vender toca-discos analógicos como não vendia há muito tempo. E que as novas gerações também podem ser orientadas a ouvir mais áudio de qualidade, e não ficar limitadas à ditadura do iPod. “Áudio é como vinho”, diz ele. “No início, você só consome produtos mais acessíveis, e a maioria deles de baixa qualidade. Conforme vai apurando o gosto, quer produtos melhores e até se dispõe a pagar mais por eles”.

A analogia faz todo sentido. Tanto é verdade que começam a surgir no mercado aparelhos como este toca-discos da Numark, conceituada marca norte-americana, que no Brasil é representada pela Habro (www.habro.com.br). Que eu saiba, é o primeiro do gênero que vem com saída USB, ou seja, você pode ligá-lo no computador e copiar seus LPs para o formato digital. Sem dúvida, é uma bela idéia. Mesmo que você não goste mais de ouvir vinil, o aparelho ajuda a preservar suas raridades. E, como no caso do vinho, talvez você vá apurando os ouvidos e chegando à conclusão de que nada substitui um bom bolachão.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Olá, Vi essa matéria e fiquei enteressado, eu conheci de perto o modelo ttx da numurk, e gostaria de saber se posso usar essa pick up com uma cápsula de audiófilo da grado uma Silver.
    gostaria muito de gravar alguns vinis que tenho em cd para preservá-los.
    Existe deferença entre pick ups como essa da numark e as caseiras? digo em termos de som!!!
    Grato
    Roger

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

2 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago