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Prova de respeito

Não sei se vocês estão acompanhando, mas a rede de lojas Circuit City, segunda maior do mundo entre as especializadas em eletrônicos (só perde para a BestBuy), está em crise há alguns meses. Sua salvação agora repousa nas mãos (e nos bolsos) de um grupo de investidores que está tentando reunir capital para colocar a casa em ordem. Com a atual crise no varejo norte-americano, o desafio torna-se mais dífícil, mas a quebra de uma rede como essa não interessa a ninguém na indústria – nem mesmo, por estranho que pareça, aos concorrentes.

Mas fiz questão de citar o caso para dar mais um exemplo de respeito ao consumidor, algo que aqui entre nós continua sendo raridade. Em meio à turbulência da crise, com várias demissões em curso e o fechamento de dezenas de lojas, a Circuit City distribuiu a seus clientes e fornecedores um comunicado intitulado “Customer FAQ”, em que responde a uma série de dúvidas que alguém possa ter sobre o futuro da empresa.

Não é mera peça de marketing. Não, trata-se de um guia sobre como a empresa irá proceder em relação à garantia dos produtos que vendeu e continua vendendo, às promoções já anunciadas e aos gift cards, que são cartões de desconto fornecidos aos clientes mediante determinadas compras. Pelo guia, que pode ser conferido aqui, a Circuit City se compromete a honrar tudo isso, independente de como terminem as negociações para venda da rede.

Quem, aqui no Brasil, já teve problema com produtos adquiridos numa loja que fechou (quem não teve?) pode ficar morrendo de inveja.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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  • No Brasil um exemplo de falta de respeito vem da NET/Virtua. Ficam uma dia sem sinal, ou com sinal péssimo e são incapazes de dar descontos referentes ao uso abaixo do contratado pelo cliente. Só eles podem ganhar.

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