Categories: Notícias

Benditos joysticks!

Comentei aqui outro dia sobre um novo computador, especialmente desenhado para pessoas da terceira idade. Pois vejam esta notícia, que li no site do USA Today: a Nintendo está instalando videogames Wii em asilos e clínicas de repouso, nos EUA, cujos hóspedes ganharam um novo e agradável passatempo.

Quem nunca teve um amigo ou parente em idade avançada ou com necessidades especiais talvez tenha dificuldade de imaginar a importância desse tipo de atividade. Pessoas nessas condições muitas vezes (talvez na maior parte do tempo) sentem-se isoladas, impotentes, deprimidas – sentimentos que com o passar dos anos vão se tornando mais e mais incontroláveis. Qualquer atividade lúdica ou interativa pode então significar a diferença entre a proximidade da morte e o renascer da vida.

O Wii é um videogame diferente dos convencionais, porque exige movimentos com o corpo, principalmente braços, e não apenas com os dedos. Tem enorme potencial interativo. Foi a grande sacada da Nintendo, sem dúvida uma das empresas mais criativas da atualidade. Segundo a reportagem, numa das comunidades onde o Wii foi instalado a diversão atraiu até mesmo pessoas em cadeiras de rodas que não se sentiam capazes de jogar. Em outras, os próprios hóspedes estão organizando torneios de boliche, golfe e beisebol com o videogame. E já há estudos, como no Centro Médico da Geórgia, sobre o uso do jogo em pacientes com Mal de Parkinson.

Nos EUA, existe um Center for Aging Services Technologies (CAST), espécie de laboratório dedicado a estudar tecnologias que ajudem as pessoas de idade a viver melhor. Vejam neste vídeo um pouco do que eles fazem por lá. Segundo os especialistas, são inúmeras as formas de utilizar a tecnologia com essa finalidade. “Estamos entrando numa nova era das terapias ocupacionais”, diz Hector Romero, do Centro Médico do Exército, em Maryland.

Abençoados sejam esses joysticks!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago