Categories: Notícias

Adeus a um mito

No próximo dia 1ode julho, Sidney Harman, uma das maiores figuras da indústria eletrônica, sai de cena. Aos 89 anos, deixa a presidência do grupo que leva seu nome e vai descansar, depois de 55 anos dedicados a esse negócio.

Harman – como seus contemporâneos Henry Kloss, James B. Lansing, Ray Dolby e Saul Marantz, entre outros – entrou para a História ao construir um império a partir de sua paixão pelo áudio, pela música e pela fidelidade da reprodução sonora. Em 1958, foi da Harman Kardon (fundada por ele cinco anos antes, junto com seu então sócio Bernard Kardon) o primeiro receiver estereofônico, modelo TA230. Depois de separado de Kardon, Harman fez crescer seu grupo incorporando aos poucos marcas lendárias, como JBL, Mark Levinson e AKG, ou criando outras que se tornaram tão ou mais importantes, como Infinity, Crown, Lexicon, Revel etc.

Saíram dos laboratórios da Harman novidades como a primeira caixa acústica do tipo monitor de estúdio e o primeiro sistema de áudio para salas de espetáculo. A conquista do segmento musical abriu as portas para desbravar também o setor de P.A. (public address), voltado para shows ao vivo, a partir do final dos anos 60. Em seguida, a Harman entrou pesado também na área de som automotivo e tornou-se fornecedora das principais montadoras americanas.

Tive o privilégio de entrevistar o sr. Harman em 2001, durante a CES, e constatar de perto seu carisma e conhecimento de mercado. Nos últimos anos, o grupo se uniu a investidores de várias origens, tornou-se uma mina de ouro, mas não descuidou de suas marcas premium. No lugar de Harman, assume o indiano Dinesh C. Paliwal, que desde julho do ano passado vem sendo o vice de Sidney Harman.

Se Paliwal conseguir fazer 10% do que fez seu antecessor, também entrará para a História.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago