Categories: Notícias

Anatel dividida no caso BRoi

Alguém terá de desempatar a decisão sobre a mudança na lei das teles que, se aprovada, permitirá a compra da Brasil Telecom pela Oi. No momento, o resultado é 2×2: dois conselheiros da Anatel são a favor da mudança, e dois são contra. O quinto… bem, este não existe no momento, ainda precisa ser nomeado.

O assunto é complexo e, como já comentamos aqui, tem a ver com a concentração do setor nas mãos de poucos grupos – portanto, com menor competitividade, prejudicando o usuário. Para que a Oi efetue a compra da BrT, é necessário alterar o chamado PGO (Plano Geral de Outorgas), que hoje impede operadoras telefônicas de prestar serviços de TV. Para isso, são necessários os votos de pelo menos três conselheiros da Anatel. Com o empate, nenhuma decisão é tomada.

Segundo leio no Estadão de hoje, a divergência refere-se aos SCM (Serviços de Comunicação Multimidia), que exigem licença da Anatel. Pode ser. O fato é que o presidente da Oi, Luiz Falco, se mostra ansioso com a demora na decisão. Diz ele que o contrato assinado com a BrT dá prazo de 240 dias para que o PGO seja alterado. “Se não for, teremos que pagar multa de R$ 815 milhões”, diz ele.

O curioso é que foi o próprio governo quem incentivou o negócio, intitulando-o como “questão de segurança nacional”, já que essa super-tele seria a única com poder de competir com as multinacionais Telefonica/Vivo, Embratel e Claro. E, no entanto, a nomeação do quinto conselheiro da Anatel – que poderia desempatar o jogo – está parada desde novembro. Pelo jeito, ainda vai ser preciso muita conversa (ou algo mais do que isso) para que a Anatel saia desse impasse.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago