Categories: Notícias

Ainda as transmissões em HD

O sempre alerta Vinicius Barbosa Lima me corrige e mais uma vez acrescenta detalhes valiosos ao assunto que comentei hoje. Na verdade, diz ele, as corridas de Fórmula 1 não são transmitidas em HD em nenhum país do mundo, pois a FOM (Formula One Management), empresa que manda no circo, não deixa. É isso mesmo: a FOM é responsável por todas as imagens que você vê nas provas internacionais de F1, e não possui equipamentos de captação para gerar sinal de alta definição.

Aliás, acrescenta Vinicius, eles estão negociando com a Panasonic para fornecer esse tipo de equipamento, mas querem cobrar uma nota altíssima pela cessão dos direitos às emissoras. Até agora não houve acordo. Todas as corridas são geradas com sinal Standard Definition, embora em formato de tela 16:9. No Brasil, esse sinal só é captado pela via digital; na TV analógica, nem isso.

As duas únicas corridas em que a FOM não gera a imagem são a do Japão (cujo sinal é gerado pela FujiTV) e do Brasil (Rede Globo). Mas, mesmo aqui, a Globo quer transmitir em HD e a FOM não autoriza. Vamos ver se isso muda no GP Brasil deste ano.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago