Meu amigo e colaborador Daniel Serrano, sempre alerta, chama atenção para algumas incorreções do comentário que fiz ontem sobre o novo formato de DVD da Toshiba. Ele tem razão. Na correria, acabei misturando duas coisas diferentes. Que podem, no futuro, até estar ligadas, mas é bom não deixar a dúvida – até porque esse já um tema confuso demais.
Talvez por mera coincidência (ou não? quem sabe?), a Toshiba foi escolhida pelo conselho do DVD Forum para fazer parte de um grupo, chamado WG-12, que ficou encarregado de estudar normas técnicas para dotar o DVD convencional de mais interatividade e conectividade. O Forum está preocupado com a queda nas vendas de DVDs e – aqui acrescento eu – provavelmente decepcionado com o fato de que o Blu-ray não é o sucesso que eles esperavam. A idéia, portanto, seria dar uma sobrevida ao velho DVD, o que não deixa de ser, também, uma concorrência ao Blu-ray, certo?
Junto com a Toshiba, estão nesse grupo Microsoft e Panasonic. Como a MS foi uma das desenvolvedoras do HD-DVD e detém o software HDi para interatividade, não seria surpresa se os dois projetos (o novo DVD da Toshiba e o novo formato do Forum) convergissem para uma coisa só. Mas isso é especulação. Vamos ter que aguardar para conferir.
Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…