Categories: Notícias

Novo DVD: tirando as dúvidas

Meu amigo e colaborador Daniel Serrano, sempre alerta, chama atenção para algumas incorreções do comentário que fiz ontem sobre o novo formato de DVD da Toshiba. Ele tem razão. Na correria, acabei misturando duas coisas diferentes. Que podem, no futuro, até estar ligadas, mas é bom não deixar a dúvida – até porque esse já um tema confuso demais.

De fato, a Toshiba trabalha no desenvolvimento de um novo formato de DVD para concorrer com o Blu-ray. A empresa não engoliu a derrota e fará tudo que puder para derrotar o formato da Sony, ainda que para isso tenha que reviver a chamada “guerra dos formatos”. A primeira tentativa para isso se baseará no novo chip SuperEngine, que já está sendo usado em seus novos notebooks. Como fabricante de chips, a empresa tem facilidade para colocar esse componente em novos DVD players, que ganharão assim maior capacidade de processamento de vídeo, incluindo alta definição.

Talvez por mera coincidência (ou não? quem sabe?), a Toshiba foi escolhida pelo conselho do DVD Forum para fazer parte de um grupo, chamado WG-12, que ficou encarregado de estudar normas técnicas para dotar o DVD convencional de mais interatividade e conectividade. O Forum está preocupado com a queda nas vendas de DVDs e – aqui acrescento eu – provavelmente decepcionado com o fato de que o Blu-ray não é o sucesso que eles esperavam. A idéia, portanto, seria dar uma sobrevida ao velho DVD, o que não deixa de ser, também, uma concorrência ao Blu-ray, certo?

Junto com a Toshiba, estão nesse grupo Microsoft e Panasonic. Como a MS foi uma das desenvolvedoras do HD-DVD e detém o software HDi para interatividade, não seria surpresa se os dois projetos (o novo DVD da Toshiba e o novo formato do Forum) convergissem para uma coisa só. Mas isso é especulação. Vamos ter que aguardar para conferir.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago