Categories: Notícias

Globo aposta no sinal digital

A cúpula da Globo bateu o martelo: até o final do ano, pelo menos dez capitais brasileiras terão sinal digital da emissora. A lista inclui Porto Alegre, Salvador, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza e Goiania, além de São Paulo, Rio e Belo Horizonte, onde o sinal já é levado ao ar. Mesmo diante da indefinição das outras emissoras, a Globo chegou à conclusão de que é importante ampliar o alcance da programação digital para estimular o mercado publicitário a investir na novidade.

O fracasso do lançamento da Tv Digital nas três maiores capitais até agora é visto na emissora como algo previsível, diante do alto custo dos receptores. Por outro lado, os investimentos já feitos em equipamentos de produção precisam ser amortizados o mais rápido possível, e para isso é necessário fazer o sinal chegar ao maior número possível de lares.

Há no mercado quem diga que a decisão tem a ver também com o crescimento de audiência da Record, mas para a Globo esse fenômeno ainda não se refletiu no faturamento. Seus principais programas continuam batendo recordes de publicidade. Quanto ao sinal digital, a emissora ainda estuda como resolver as restrições técnicas em duas capitais estratégicas: Brasilia e Recife têm problemas de recepção devido ao posicionamento de torres.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago