Nos últimos dias, a imprensa mundial replicou manchetes sobre as vendas do iPhone 3G, lançado na última 6a. feira em 22 países. Junto com as fotos de filas nas portas de lojas, a notícia mais impressionante: 1 milhão de aparelhos vendidos apenas num fim de semana. Uau!!! Seria então o maior sucesso da indústria eletrônica em todos os tempos, certo?
Errado. O número foi de 425 mil aparelhos, diz Gene Munster, analista da empresa de pesquisas de mercado Piper Jaffray. Para inflar seus dados, a Apple somou todas as encomendas que recebeu, sendo que muitas delas não se transformaram obrigatoriamente em vendas. Isso é comum na indústria, a Apple não está inventando nada de novo. O problema – mais uma vez – é a imprensa reproduzir o número à exaustão. Nestes tempos de informação em tempo real, notícias como essa se espalham tão rapidamente quanto os vírus de computador, e em alguns casos ajudando a fazer a fortuna ou a desgraça de muita gente.
Não me canso de repetir que a imprensa dita especializada deve ser mais do que cuidadosa na divulgação de números. Quando se ouve falar que tal filme faturou X milhões de bilheteria, ou que determinado artista renovou seu contrato por Y milhões, é preciso redobrar a atenção. A quem interessa divulgar tais números? Que diferença faz para o leitor? No caso do iPhone, todo mundo sabia que seria um sucesso, dada a primorosa estratégia de marketing da Apple, que sabe como poucas empresas valorizar seus produtos e sua marca. Contratar uma empresa de “auditoria” para referendar dados desse tipo também não é nada difícil.
Pois bem, muitos infelizes perderam dados nessa brincadeira (e pagaram por isso). A Apple colocou em seu site um pedido de desculpas. Como é mesmo aquela história do apressado come cru?
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…