Categories: Notícias

Quem dá mais pela cerveja?

Infelizmente, não pude estar presente ao IV Congresso Brasileiro de Publicidade, que aconteceu esta semana em São Paulo. Foi o maior encontro de publicitários de todos os tempos e, entre outras decisões, resultou na criação de um fórum permanente para discutir os problemas do setor (com encontro já agendado para maio do ano que vem).

Mas talvez a decisão mais relevante seja a de rever, através das normas do Conar, os anúncios de bebidas, especialmente os de cerveja, que circulam no horário nobre da televisão. Claro, há diversos projetos de lei tramitando no Congresso com a intenção de proibir esse tipo de anúncio, aquele em que o sujeito toma tal cerveja e imediatamente conquista as mulheres mais lindas. O apelo erótico dessa espécie de publicidade atinge principalmente jovens e adolescentes, que segundo as últimas estatísticas formam o grupo em que o consumo de bebidas mais aumenta. No entanto, agências e anunciantes tendem a uma atitude hipócrita, na linha do “não tenho culpa se esse pessoal segue o que pregam os anúncios”.

Felizmente, boa parte do mercado publicitário vai contra essa corrente e pede mudanças. Espero que o Conar de fato consiga mudar essa situação. Como diz o grande Washington Olivetto – que por sinal não aceita fazer anúncios de bebidas nem de cigarro (e nem de governos) – o pior num anúncio, além da falta de originalidade, é a falta de honestidade e de respeito ao consumidor. Que o Conar entre em cena, pelo bem de nossos filhos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • O povo deveria ter educação e apesar do comercial induzir a isto deveria aprender a separar o que é certo e o que é errado,porém o governo não investe em educação do povo.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

15 horas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago