Categories: Notícias

Um selo anti-contrabando

Excelente a idéia da distribuidora Syncrotape de introduzir no mercado um selo de garantia da procedência de seus produtos. A intenção, segundo Anderson Reis, diretor da empresa, é lembrar o consumidor sobre a importância de sempre verificar de onde vem o produto que está comprando, algo que infelizmente nem todo mundo valoriza.

Num país em que as pessoas buscam a todo momento levar vantagem (ainda que em prejuízo de outras), uma iniciativa como essa só merece elogios. A Syncrotape vem analisando o segmento onde atua há vários meses. A constatação é de que boa parte das marcas que representa acaba entrando no País por vias ilegais. Há aí uma mistura de esperteza com falta de informação. Muitos podem até adquirir o produto ingenuamente, achando que, ao pagar preço mais baixo, estão fazendo um grande negócio. Outros são simplesmente aproveitadores. O que acontece com a Denon, por exemplo, é um despropósito: uma das melhores marcas de receivers do mundo é negociada tranqüilamente via Paraguai.

Além do evidente risco que afeta quem compra (funciona no caso o famoso “La Garantia Soy Yo”), a própria marca é desvalorizada quando isso acontece. Já vimos esse filme várias vezes no passado, com marcas antes conceituadas – como Pioneer, Jamo e Yamaha – sendo desrespeitadas, muitas vezes com a conivência dos próprios distribuidores e fabricantes. Espero sinceramente que a Syncrotape consiga reverter o quadro. Evidentemente, a distribuidora não pode oferecer garantia e assistência técnica para aparelhos importados no mercado “informal”, daí a importância de uma campanha como essa.

De minha parte, posso dizer que a Revista HOME THEATER&CASA DIGITAL apoia integralmente a idéia e irá divulgar o selo de todas as formas possíveis. É o mínimo que podemos fazer para ajudar a moralizar esse mercado.

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Streaming: plataformas se unem contra tributação

Lembram-se de quando comentávamos sobre cotas na TV paga? Parece que faz tanto tempo... (cliquem…

16 horas ago

Tarifas já afetam custos da automação nos EUA

      Duas semanas após o anúncio das novas tarifas pelo governo americano, a…

2 dias ago

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

2 semanas ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

2 semanas ago