Categories: Notícias

Um selo anti-contrabando

Excelente a idéia da distribuidora Syncrotape de introduzir no mercado um selo de garantia da procedência de seus produtos. A intenção, segundo Anderson Reis, diretor da empresa, é lembrar o consumidor sobre a importância de sempre verificar de onde vem o produto que está comprando, algo que infelizmente nem todo mundo valoriza.

Num país em que as pessoas buscam a todo momento levar vantagem (ainda que em prejuízo de outras), uma iniciativa como essa só merece elogios. A Syncrotape vem analisando o segmento onde atua há vários meses. A constatação é de que boa parte das marcas que representa acaba entrando no País por vias ilegais. Há aí uma mistura de esperteza com falta de informação. Muitos podem até adquirir o produto ingenuamente, achando que, ao pagar preço mais baixo, estão fazendo um grande negócio. Outros são simplesmente aproveitadores. O que acontece com a Denon, por exemplo, é um despropósito: uma das melhores marcas de receivers do mundo é negociada tranqüilamente via Paraguai.

Além do evidente risco que afeta quem compra (funciona no caso o famoso “La Garantia Soy Yo”), a própria marca é desvalorizada quando isso acontece. Já vimos esse filme várias vezes no passado, com marcas antes conceituadas – como Pioneer, Jamo e Yamaha – sendo desrespeitadas, muitas vezes com a conivência dos próprios distribuidores e fabricantes. Espero sinceramente que a Syncrotape consiga reverter o quadro. Evidentemente, a distribuidora não pode oferecer garantia e assistência técnica para aparelhos importados no mercado “informal”, daí a importância de uma campanha como essa.

De minha parte, posso dizer que a Revista HOME THEATER&CASA DIGITAL apoia integralmente a idéia e irá divulgar o selo de todas as formas possíveis. É o mínimo que podemos fazer para ajudar a moralizar esse mercado.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago