Categories: Uncategorized

Soundbars: solução ou ilusão?

Estive ontem no evento Suonare Show, da distribuidora Suonare, que representa no Brasil marcas respeitadas como Monster Cable, AMX, Marantz e Boston Acoustics, entre outras. Foi um prazer reencontrar alguns amigos do mercado. Entre os produtos exibidos, além do Blu-ray Marantz, chamou-me atenção o TVee, da Boston Acoustics. Trata-se do primeiro conjunto soundbar+subwoofer que chega ao mercado. Com um detalhe: o sub é sem fio.

Já há algum tempo que as caixas chamadas soundbars vêm conquistando espaço no mercado mundial. São caixas horizontais que devem ficar coladas ao TV: uma delas substitui (teoricamente) todas as caixas de um home theater, inclusive as traseiras. O som se espalha pela sala e o usuário, digamos, mais leigo tem a nítida impressão de que está sendo envolvido pelos efeitos sonoros. No caso desta TVee (foto), a demonstração que vimos ontem foi realmente excelente, principalmente pelo desempenho do subwoofer sem fio, que é minúsculo (29cm) em comparação com os convencionais.

É preciso reconhecer que as soundbars são uma solução genial em termos de design, principalmente para salas pequenas e/ou apertadas. Mas elas são também, na verdade, uma grande ilusão. O efeito surround simulado jamais poderá ser comparado ao de um verdadeiro home theater, com suas cinco caixas bem posicionadas.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

2 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago