Numa das paradas para checar os e-mails, recebo a newsletter do IDG News Service com a notícia de que a Intel acaba de especificar o padrão de conexão USB 3.0. Nem bem estávamos nos acostumando com o 2.0, que é excelente, e lá vêm os caras com uma nova versão (leia aqui).
Segundo a nota, a iniciativa tem apoio de outros gigantes, incluídos Microsoft, Dell e até a AMD, rival de primeira hora da Intel no mercado de processadores. O USB 3.0 está sendo chamado de “Superspeed”, o que não é de graça: atinge velocidades de até 4,8Gbps (isso mesmo: gigabytes por segundo), contra um máximo de 480Mbps do 2.0. O lançamento comercial depende das especificações do padrão xHCI, que está em desenvolvimento. Mas, segundo Phil Eisler, presidente da AMD, é inevitável: com a quantidade de material de alta definição circulando pelos computadores, câmeras (e em breve também celulares) no mundo inteiro, as conexões têm que ser cada vez mais rápidas.
Portanto, logo, logo você estará dizendo adeus aos seus queridos pen-drives atuais.
Orlando BarrozoOrlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.