Categories: Uncategorized

Música dentro da igreja

Ontem à noite realizei um sonho antigo: assistir a um concerto dentro de uma igreja. Na verdade, já tinha vivido essa experiência em Paris, onde eu e minha esposa chegamos às lágrimas ao ver um concerto de música barroca na Santa Capela (aliás, um lugar que não consta em nenhum guia turístico, mas que recomendo a todos que forem a Paris).

Desta vez, em Londres, foi diferente. Embora sozinho, também me emocionei assistindo ao London Concertante, grupo de câmera (nove integrantes) executar “As Quatro Estações”, de Vivaldi, mais peças de Mozart e a sempre cativante “Ária”, de Bach. Quatro violinos, duas violas, dois cellos e um cravo. Igreja lotada, público atencioso, no intervalo uma taça de vinho branco. Tudo isso por 20 libras. Precisa mais?

Sim, precisa. Não era uma igreja qualquer. Estávamos na St. Martin-in-the-Fields, no centro de Londres. À tarde, eu tinha visto parte do ensaio. Foi dessa igreja que saiu a Academy of St. Martin-in-the-Fields, uma das orquestras mais prestigiadas do mundo e cujos discos também já me emocionaram muito. Foi criada em 1958 pelo grande regente Neville Marriner, hoje aposentado. A igreja (foto) deve ser uma das poucas do mundo com acústica desenhada para reproduções musicais. Não há microfones, a não ser para as apresentações iniciais dos músicos. Tudo é analógico e natural, como deve ser a boa música.

Um concerto assim equivale a uma bela oração.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Pois é, a acústica me parece ser um item fundamental quando se constroem salas de apresentação. Os antigos construtores de catedrais eram sábios na arte, e como se extinguiram, os seus segredos ficaram no tempo. Se não bastasse a acústica, o local também parece que colabora por ser um espaço de tranquilidade, onde circulam energias positivas.
    Nos tempos não tão antigos quando os rituais religiosos(missas, cultos) continham a execução de musica coral, que emocionava a todos. A música humaniza as pessoas. Beethovem dizia : "o que vem do coração, volta ao coração ".
    Felizes são os que podem frequentar um espaço desta categoria.
    Abrs.
    Adelino

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago