Categories: Uncategorized

Crise na corte da Rainha

Os jornais ingleses desta 4a. feira destacam em manchete: o primeiro-ministro pode cair porque a Organização Mundial do Comércio divulgou que a Grã-Bretanha será o único país do continente a entrar em recessão este ano. Os outros não estão lá tão bem assim: têm crescimento próximo do zero, mas pelo menos estão crescendo. Os britânicos, pela primeira vez em muitos anos, devem experimentar crescimento negativo, em torno de -1%.

Escrevi aqui ontem sobre a crise americana e a importância maior que a indústria eletrônica dá ao mercado europeu. E a Grã-Bretanha é o maior mercado consumidor do continente, embora oficialmente não faça parte da Comunidade. São coisas da política: o orgulho britânico os impede de, por exemplo, adotar o sistema métrico internacional. Até mesmo os conectores elétricos aqui são diferentes do resto da Europa. No ano passado, eu tinha comprado um adaptador de tomada na Alemanha e cheguei aqui crente de que funcionaria. Doce ilusão. Precisei comprar outro.

Já nem vou falar mais das mãos de direção invertidas. O engraçado é que, conversando com as pessoas comuns, muitas se queixam dessa “separação”. Aceita-se o euro tranqüilamente em restaurantes e táxis, embora a libra esterlina tenha valor nominal mais alto.

Parece piada pronta: será que é tudo pra inglês ver?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago