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As previsões da Samsung

Comentei aqui outro dia sobre a previsão feita pelo vice-presidente da Samsung, quando o entrevistei em Berlim, de que o Blu-ray tem apenas mais cinco anos de vida. Lembram-se? Pois é, agora leio no blog inglês Pocket-Lint entrevista com o diretor de marketing da mesma Samsung para o Reino Unido, Andy Griffith, repetindo a mesma previsão.

Griffith, porém, faz uma ressalva: 2008 é o ano do Blu-ray, tanto que a Samsung não está conseguindo atender as encomendas, pelo menos no mercado britânico (acredito que nos EUA a situação seja diferente). Interessante é que o executivo faz outras previsões que vale a pena analisar. Para ele, o OLED não emplaca antes de 2010, porque até lá o preço não cai a níveis competitivos. Quando isso acontecer, porém, vai varrer do mapa o LCD. A conferir.

 

Por sinal, a Samsung está tomando medidas agressivas para alicerçar seu futuro como empresa de tecnologia de ponta. Acabou de fechar parceria com a Yahoo para fornecer conteúdo de internet automaticamente a quem comprar um TV Samsung com acesso à rede. Sem dúvida, um ótimo atrativo. No campo empresarial, está para sair a compra da Sandisk, uma referência americana quando se trata de memória flash. As negociações estão avançadas. Segundo o The Wall Street Journal, a Samsung fez a oferta (não revelada) – o valor de mercado da Sandisk está na casa dos US$ 3 bilhões, mas já foi mais alto – e aguarda uma resposta do conselho da empresa americana.

Se o negócio sair, a Samsung ficará com quase 70% do mercado mundial de memória flash, setor que é estratégico para a indústria eletrônica (a meu ver, a memória flash logo logo irá substituir os drives de computador baseados em disco rígido). Além disso, ao efetivar a compra a Samsung se livraria de um custo anual entre US$ 500 e US$ 600 milhões que paga atualmente em royalties à Sandisk.

Aguardem as próximas previsões.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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  • Será que o OLED vai varrer o LCD mesmo do mapa? Acredito que sim. Mas o LCD vai durar um bom tempo, ainda mais agora com os backlight's de LED. À propósito a TV LCD que a Sharp apresentou de 108" é LED?

    Com relação às memórias flash, acredito que o futuro do armazenamento esteja aí, quer seja filmes HD, dados, vídeos, músicas, fotos etc.

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