Categories: Uncategorized

Informação na bagagem

De volta à vida normal (isso existe?) depois de quase um mês viajando, me deparo com uma extensa reportagem do caderno Link, no Estadão de hoje, sobre os novos navegadores da internet. O mote, claro, é o lançamento do Chrome, da Google, que pretende ser uma opção ao Internet Explorer, da Microsoft, e ao Firefox, da Mozilla. Mas a matéria vai mais fundo, explorando o que já estão chamando de “internet 3.0”. É uma estranha mania da mídia em geral, de falar de coisas do futuro como se já fossem presente. Mas vamos lá.

Em princípio, a idéia do Chrome faz todo sentido: organizar esse verdadeiro inferno de informações em que se transformou a internet. São tantos sites, blogs, plug-ins, popups, mecanismos de busca e comunidades virtuais – tudo isso recheado com milhões de spams – que qualquer um, inclusive os especialistas, corre o risco de ficar perdido. E fica mesmo! Volto ao assunto em breve, mas ao ler a reportagem me dei conta do volume de informações que acumulei nestas últimas três semanas, percorrendo quatro países diferentes e – por obrigação profissional – acompanhando eventos e ficando plugado na web quase o tempo todo.

Confesso: é informação demais para o meu caminhãozinho. Não estou me queixando, claro, amo muito tudo isso, como diz aquela propaganda. Mas preciso de um tempo para digerir essa tonelada de dados. Felizmente, inventaram o pen-drive, baseado na memória flash, que como já comentei aqui é o nosso futuro. Graças a isso, os milhares de folhas de papel que antigamente eu era obrigado a carregar nessas viagens transformaram-se em meia dúzia de pequenos dispositivos de memória. Mas o trabalho principal continua sendo destrinchar essas informações e tentar traduzi-las aos leitores numa linguagem acessível, separando o que de fato é relevante.

Vamos tentar!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago