Leio no blog Tech Radar que 75% da população americana tem o hábito de ver vídeos na internet. 92 milhões de pessoas são fissuradas pelo YouTube! Será mesmo? Já disse aqui uma vez que duvido muito dessas pesquisas. Num país que tem cerca de 280 milhões de habitantes, se você descontar as crianças até, digamos, 5 anos de idade, os velhos (que não são ligados nessas coisas) e os pobres (que não têm acesso à internet), sobrariam – calculo – uns 200 milhões. Quer dizer então que metade desse pessoal não tem outra coisa a fazer se não ficar vendo vídeos no YouTube?
Diz a notícia ainda que, só em julho, foram 5 bilhões de vídeos circulando pela internet via YouTube. Mesmo assim, essa pesquisa me cheira àquelas que dizem, por exemplo, que as vendas de TVs OLED irão chegar a 18,7% do mercado mundial em 2013!!! Puro chute. Como se faz para contar o número de vídeos que as pessoas assistem e repassam pela internet?
Me faz lembrar a frase do filósofo inglês Bertrand Russell, que era ateu assumido e morreu aos 98 anos, quando lhe perguntaram o que diria se, ao morrer e subir ao céu, encontrasse com Deus em pessoa. Russell não perdeu a pose. “Perguntaria: ´Meu caro, porque é que, durante esses anos todos, nunca me destes uma única prova de que existias`”?
Pois é, essas tais pesquisas de mercado são assim: ou você acredita, ou muda de assunto.
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