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Consórcio da felicidade

Volta e meia a indústria eletrônica toma conhecimento de um grupo de empresas que tenta estabelecer padrões para isso ou aquilo. Às vezes funciona, como no caso do DVD, que só foi esse sucesso todo devido à padronização, via DVD Consortium. Já os exemplos das brigas Blu-ray x HD-DVD, SACD x DVD-Audio e tantos outros ao longo da história mostram como é difícil esse pessoal se entender.

Vejam a profusão de siglas e normas que envolvem o HDMI. São tantas as atualizações, ou novas versões, que acabam confundindo o consumidor. Percebo o mesmo problema nas conexões sem fio: já estamos na versão “N” do WiFi…

Bem, agora surge um novo “consórcio” de empresas de tecnologia dispostas a normatizar a questão da produção e distribuição de conteúdos digitais. Chama-se D.E.C.E.: Digital Entertainment Content Ecosystem. E reúne empresas de vários setores, como Alcatel-Lucent, Best Buy, Cisco, Comcast, Fox Films, HP, Intel, Lions Gate, Microsoft, NBC Universal, Paramount Pictures, Philips, Sony, Toshiba, VeriSign and Warner Bros.

A intenção é criar padrões de interoperabilidade entre os equipamentos, além de normas comuns para copiagem de conteúdos em discos ou outros dispositivos de memória e download/upload pela internet. Lembram-se do PlaysforSure, criado pela Microsoft em 2004? A idéia era exatamente essa e, como se sabe, acabou morrendo – ou melhor, foi rebatizada no ano passado, quando a MS lançou o Windows Vista.

Seria ótimo ter padrões comuns que todos os fabricantes seguissem. Facilitaria muito a nossa vida. Por que a maioria dos docks para iPod, por exemplo, não aceita outros MP3 players? Ou por que os plugues para fone de ouvido não são iguais em todos os aparelhos? E por que um computador reconhece tal pen-drive e outro simplesmente não reconhece? São perguntas que o consumidor comum não tem como responder – e a indústria em geral parece que não faz questão nenhuma de ajudar.

Vamos ver agora, com esse tal D.E.C.E.?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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