Categories: Uncategorized

O iô-iô do iPod

Você já ouviu falar de Peter Thuvander? Provavelmente não. Mas talvez comece a ouvir daqui por diante. Lendo o site da Electronic House, descobri a mais recente invenção desse cara: um iô-iô que recarrega do iPod e, por extensão, tem a capacidade de alimentar qualquer aparelho portátil desse tipo.

Thuvander é sueco, e lá, como em tantos outros países, a preocupação com a economia de energia e a reciclagem de eletrônicos vem aumentando. Muita gente usa energia solar, mas como se sabe na Escandinávia o sol dá as caras somente de vez em quando (metade do ano é neve pura). De tanto ter que recarregar seu iPhone, ele acabou se lembrando do iô-iô, brinquedo que foi febre mundial há duas ou três décadas.

No seu site pessoal, Thuvander explica: embutiu num iô-iô uma célula que armazena energia e com os simples movimentos do brinquedo consegue recarregar seu player portátil. O processo se baseia no fenômeno físico da indução, que segundo fui conferir no site Hyperphisics acontece quando movimentos rápidos e constantes geram energia suficiente para “induzir” uma certa carga magnética (se é que entendi direito; me corrijam, por favor, se estiver errado).

Bem, Thuvander explica que foi buscar suas teorias neste endereço: http://www.reelight.com/. O importante é que conseguiu alimentar seu iPhone e assim provar que o tal iô-iô funciona mesmo. Vai agora procurar alguém que queira fabricar a coisa e lhe pagar um bom dinheiro pela patente.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago