A Panasonic saiu na frente, entre os grandes fabricantes, na corrida por um dos mercados mais promissores dos próximos anos: o chamado PLC (Power Line Communication), que está chegando ao Brasil. Na semana passada, a Anatel abriu consulta pública a respeito, e podemos esperar mais uma grande disputa.
A empresa trouxe do Japão dois executivos para acompanhar de perto os testes que estão sendo feitos na cidade maranhense de Barreirinhas. Ali, a prefeitura e mais um grupo de empresas interessadas nesse mercado se associaram para criar uma espécie de projeto-piloto de distribuição de internet via rede elétrica. O PLC permite exatamente isso: trafegar dados, áudio e vídeo pelos fios elétricos de uma cidade, levando tudo isso às casas dos usuários. Segundo a Panasonic, dos 58 milhões de residências existentes no Brasil, cerca de 20 milhões ainda não têm telefone fixo; no entanto, 99% possuem rede elétrica. Com o PLC, essas pessoas poderão ter acesso à telefonia (inclusive em banda larga) sem precisar passar novos cabos.
Para quem quiser ir mais fundo no assunto, já existe a HD-PLC Alliance, consórcio de empresas de vários países que define normas sobre essa tecnologia. Também é interessante este vídeo que está no YouTube.
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Das cinco notícias mais lidas da edição online da Revista Home Theater (http://revistahometheater.uol.com.br)deste mês, três, ou seja 60%, se referem a PLC.Isso indica que o consumidor brasileiro está muito interessado na nova tecnologia.
Espero que esse indicador seja um incentivo aos fabricantes, empresas de transmissão, ISPs e orgãos reguladores para apressar o lançamento do sistema em nosso país.