Enquanto isso, aqui no Japão é um choque cultural atrás do outro. Em poucas horas desde que cheguei, já pude ver algumas demonstrações práticas da diferença entre um país civilizado e outros… bem, nem tanto assim.
Primeira: ninguém aceita gorjeta. Nem o carregador de malas do aeroporto, nem o taxista, nem o porteiro do hotel. E não adianta insistir.
Segunda: nota-se que os japoneses têm dificuldades enormes para falar inglês (ou qualquer outro idioma estrangeiro). Mas como se esforçam! E fazem o possível para te ajudar. E ainda pedem desculpas quando alguma coisa não sai direito.
Outra: todas as placas de sinalização (ou pelo menos a maioria) mostram o texto em ideograma japonês e, ao lado, a tradução em inglês. Não sei como deve ser no interior do País, mas aqui em Tóquio é assim. Uma prova de respeito aos estrangeiros que aqui chegam.
Bem, outra curiosidade que notei (esta talvez as mulheres não gostem muito): tanto no aeroporto quanto no hotel, quem carregou minhas malas foram mulheres. Por mais que insistisse, não consegui convencê-las a me deixar ajudar. Malas pesadas, mas ainda assim elas fazem o serviço com eficiência e presteza. E jamais deixam de sorrir para o visitante.
Acho que terei mais choques culturais nos próximos dias. Prometo contar todos aqui.
Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…
No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…
Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…
São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…
Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…
A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…
View Comments
Muito interessante a diferença entre as culturas e civilizações. Deveríamos tentar aprender algumas coisas com os orientais, principalmente virtudes como a tolerância, a disciplina e a organização.