Categories: Uncategorized

Gorjeta em dólar

Comentei ontem sobre o fato de que no Japão ninguém aceita gorjeta. Pois é. Nos EUA, é exatamente o contrário: a gorjeta é obrigatória, quase uma instituição nacional. Em Las Vegas, então, é um escândalo: a gorjeta é tabelada – menos de 10% é considerado uma ofensa. Já briguei uma vez com um taxista por causa disso.

O mais incrível é que eles “pedem”, na maior cara de pau. Na volta do Japão, fiz escala em Miami e, no aeroporto, um funcionário da American Airlines, muito prestativo, se ofereceu para carregar minhas malas e apressar o check-in. Fez tudo certinho, até o momento de me entregar o cartão de embarque. “Tudo certo?”, perguntei. “Sim, tudo certo, só falta a gorjeta”, respondeu a figura. “Não estou aqui para servir à American Airlines, estou aqui para servir ao senhor”.

Muito engraçadinho, não? Discurso decorado para tirar dinheiro de turista. Pior: o cara estava com uniforme da companhia aérea, ou seja, supostamente era sua obrigação justamente ajudar os passageiros. Imagine se cada funcionário de uma empresa prestadora de serviços resolver pedir gorjeta com essa desfaçatez? E, se você ameaça não dar, eles te olham tão feio que você se sente um criminoso.

Seria bom mandá-los para um cursinho de boas maneiras no Japão.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Chama a atenção mesmo o exagero das gorjetas nos EUA e o constrangimento para os que não estão acostumados. Chega a ser demais e pior até que o assedio dos pedintes e vendedores de badulaques nas sinaleiras de nossas capitais.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago