Só que eu não sou presidente da República. Se fosse, tomaria mais cuidado ao falar de assunto sobre o qual não faço a menor idéia. É o que comenta o colunista da Folha de S.Paulo, Elio Gaspari, neste domingo, a propósito das mais recentes bobagens desferidas por “nosso guia”, que é como ele se refere ao presidente Lula. Entre as pérolas coletadas por Gaspari nos últimos dias, cito duas:
“As empresas perderam dinheiro porque apostaram contra o Real” (referindo-se a Sadia e Aracruz, que teriam perdido R$ 2,7 bilhões nas últimas semanas, em operações vinculadas ao câmbio).
Ora, foi o real que se desvalorizou, não? Então, perdeu quem apostou A FAVOR da moeda brasileira, e não contra. É claro que muitos investidores vêm especulando com essa crise e, nesse jogo, alguns perdem e outros ganham. Faz parte. Mas o próprio governo admite dar ajuda a quem perdeu, que aliás é o que está fazendo o governo americano. Ou seja, Lula não sabe o que diz.
Outro exemplo que seria cômico se não fosse trágico: “Graças a Deus, a crise econômica não atravessou o Atlântico” (querendo dizer que o Brasil estaria imune). Quer dizer então que para vir dos EUA ao Brasil é preciso atravessar o Atlântico? Espero que os professores de geografia não ensinem isso a nossas crianças.
Para assinantes da Folha ou do UOL, o artigo de Elio Gaspari pode ser encontrado neste link.
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…