Não chega a ser propriamente uma novidade, mas a velocidade de expansão da banda larga no Brasil é impressionante. Segundo o último relatório da ABTA, o número de casas com TV por assinatura atingiu 5,5 milhões em junho, um crescimento de 12,7% sobre o mesmo período do ano passado; já o número de assinantes de banda larga subiu 52%!!! A internet de alta velocidade já é acessada por 2,1 milhões de pessoas (a ABTA não explica se isso inclui apenas residências, ou também empresas, onde uma única conexão é compartilhada por várias pessoas; acredito mais nesta segunda hipótese).
Seja como for, deve ser o maior crescimento proporcional do mundo, permitindo às operadoras aumentar seu faturamento em 24%, o que é muito mais do que a maioria dos setores da economia. Isso tudo, apesar da má qualidade das conexões e do suporte sofrível. Que talvez melhore agora, com a nova lei dos call-centers.
Como vi recentemente no Japão, onde as redes de banda larga já fazem parte da rotina, esse tipo de infra-estrutura é fundamental para um país que quer se modernizar e crescer. Espero que as operadoras usem esse dinheiro para melhorar, mesmo, seus serviços.
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…