Categories: Uncategorized

SXRD em exposição

Revendedores e instaladores especializados que quiserem ver a última palavra em imagem de vídeo podem dar uma passada no evento que a Sony está organizando em São Paulo esta semana. Chama-se “Sony Soluções Integradas 2008” e destina-se ao segmento corporativo, para o qual a empresa tem umasérie de produtos. Um dos mais avançados é o projetor SXRD (Silicon Crystal Reflective Display), que exibe imagens com mais de 4.000 pixels de resolução.

Como já comentei aqui, nada se compara atualmente a essa qualidade de imagem: 4.096×2.160 pixels, contra 1.920×1080 dos equipamentos domésticos Full-HD. A Sony chegou a lançar uma série de TVs para uso residencial com essa tecnologia (os Qualia), mas teve que descontinuá-los porque seu custo de fabricação é muito alto. Na época (2003/2004), vi esses TVs em demonstração em eventos internacionais e fiquei maravilhado. Mas custavam, nos EUA, algo em torno de US$ 20.000!!! Não havia mercado para eles.

Já os projetores de uso corporativo são um sucesso (leia aqui o teste de um deles). Só são superados pela tecnologia Super Hi-Vision, mas esta é outra história, mais para o futuro. Disputam atualmente o segmento de cinemas digitais e salas de projeção e de conferência. A tecnologia SXRD utiliza um tipo diferente de chip (veja a foto) e uma estrutura diferente de painel, em que o espaço entre os pixels é extremamente reduzido, permitindo um nível de detalhamento inacreditável. Depois que os vi funcionando, mudei minhas referências em relação a qualidade de imagem. Imagino que seja esse o próximo passo da indústria de displays: dobrar a quantidade de pixels atuais.

Alguém tem mais detalhes a respeito?

Em tempo: o evento da Sony não é aberto ao público. Quem quiser mais detalhes pode visitar o site da divisão profissional da empresa: www.sonypro.com.br.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago