Revendedores e instaladores especializados que quiserem ver a última palavra em imagem de vídeo podem dar uma passada no evento que a Sony está organizando em São Paulo esta semana. Chama-se “Sony Soluções Integradas 2008” e destina-se ao segmento corporativo, para o qual a empresa tem umasérie de produtos. Um dos mais avançados é o projetor SXRD (Silicon Crystal Reflective Display), que exibe imagens com mais de 4.000 pixels de resolução.
Como já comentei aqui, nada se compara atualmente a essa qualidade de imagem: 4.096×2.160 pixels, contra 1.920×1080 dos equipamentos domésticos Full-HD. A Sony chegou a lançar uma série de TVs para uso residencial com essa tecnologia (os Qualia), mas teve que descontinuá-los porque seu custo de fabricação é muito alto. Na época (2003/2004), vi esses TVs em demonstração em eventos internacionais e fiquei maravilhado. Mas custavam, nos EUA, algo em torno de US$ 20.000!!! Não havia mercado para eles.
Já os projetores de uso corporativo são um sucesso (leia aqui o teste de um deles). Só são superados pela tecnologia Super Hi-Vision, mas esta é outra história, mais para o futuro. Disputam atualmente o segmento de cinemas digitais e salas de projeção e de conferência. A tecnologia SXRD utiliza um tipo diferente de chip (veja a foto) e uma estrutura diferente de painel, em que o espaço entre os pixels é extremamente reduzido, permitindo um nível de detalhamento inacreditável. Depois que os vi funcionando, mudei minhas referências em relação a qualidade de imagem. Imagino que seja esse o próximo passo da indústria de displays: dobrar a quantidade de pixels atuais.
Alguém tem mais detalhes a respeito?
Em tempo: o evento da Sony não é aberto ao público. Quem quiser mais detalhes pode visitar o site da divisão profissional da empresa: www.sonypro.com.br.
Orlando BarrozoOrlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.