Categories: Uncategorized

Como sair da crise?

O que você, que é empresário, está pensando em fazer para enfrentar a crise que se anuncia? A pergunta foi feita esta semana pelo jornal Diário do Comércio e Indústria, de São Paulo, a executivos de vários setores. As respostas, claro, foram divergentes: ninguém tem uma idéia exata das razões e dos desdobramentos da crise internacional.

O interessante do levantamento foi perceber como as pessoas (e nesse caso principalmente os empresários e executivos com poder de decisão nas empresas) são afetadas pelas notícias ruins. Há praticamente um mês que as manchetes diárias dos jornais, revistas e telejornais são de tom pessimista, como se o mundo fosse acabar amanhã. E quando não há um seqüestro ou assassinato para comentar, a mídia em geral apela para as “desgraças” da economia. Muitos dos entrevistados revelaram que, diante do quadro pintado pelo noticiário, decidiram rever planos de investimento e até considerar a possibilidade de demissões. Isto a dois meses do Natal!

Tenho para mim que essa crise é mais psicológica, motivada pelo nada, como um desses temporais que volta e meia desabam sobre São Paulo e provocam o caos. Como sabe qualquer paulistano (aliás, isso vale também para cariocas, mineiros, gaúchos…), a gente acaba se acostumando. Hoje, me perguntaram exatamente isso: o que você está fazendo para enfrentar a crise? Minha resposta: nada, a não ser continuar trabalhando duro, como vinha fazendo até o mês passado.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago