Categories: Uncategorized

Crianças e celulares (no Japão)

Sobre o comentário que fiz aqui ontem a respeito do uso indiscriminado de celulares pelas crianças, vejam a coincidência: acabo de ler notícia da agência AP dando conta de que o governo japonês pretende introduzir uma lei exatamente para esse tipo de controle. “Os pais estão dando celulares a seus filhos sem pensar”, comenta Masaharu Kuba, responsável pela iniciativa dentro do governo local. “No Japão, os celulares se tornaram um brinquedo muito caro”.

Kuba não se refere propriamente ao preço dos celulares, que lá custam (proporcionalmente) bem menos do que aqui. Fala dos crimes cibernéticos, aos quais crianças e adolescentes são induzidos pelo uso exagerado de equipamentos eletrônicos. A idéia por lá é fazer uma campanha que leve os pais a aumentar o controle sobre seus filhos. Esta semana, o primeiro-ministro Yasuo Fukuda aprovou moção de apoio a uma ação dentro das escolas para limitar o uso de celulares e também o tempo que as crianças passam na internet. Foi aprovada também recomendação para que os fabricantes lancem celulares que só possam ser usados para falar, e não enviar fotos, vídeos, mensagens de texto etc.

Ou seja, uma completa reversão na evolução tecnológica. Quanto menos recursos, melhor. E o pior é que o primeiro-ministro tem razão.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

14 horas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago