Categories: Uncategorized

O primeiro PVR brasileiro

Bem, não é propriamente brasileiro, mas coreano. De qualquer forma, deve ser um marco o lançamento no País do PVR da Topfield, distribuído no Brasil pela Unicoba. A previsão é de chegar ao mercado em janeiro, mas pode acontecer antes. Acabamos de receber um exemplar para teste, e as primeiras demonstrações são realmente empolgantes.

Quem tem TV a cabo ou via satélite sabe bem como funciona. PVR (Personal Video Recorder) é o nome que se dá aos gravadores digitais, com HD interno, que podem ser programados para gravar e reproduzir conteúdos diversos. Estes ficam armazenados no aparelho e podem ser assistidos no horário mais conveniente. Só que as versões das operadoras a cabo exigem que se faça assinatura – e não é barato. O modelo HD da Net, por exemplo, custa em média R$ 400 mensais!

A Topfield pretende quebrar esse paradigma, com um aparelho compatível até mesmo com a TV aberta. Ou seja, você vai poder salvar na memória interna os programas que quiser, de qualquer emissora, para assisti-los depois. Num programa ao vivo, poderá dar pausa e depois continuar assistindo de onde parou. Alguém pode questionar que já se faz isso atualmente via computador. Realmente, é verdade, mas o processo é complicado e – que eu saiba – não é possível copiar imagens em alta definição. Agora será. Vamos ver como se sai o aparelho nos testes. Prometo contar aqui em breve. De qualquer forma, é uma ótima notícia. Lembremos que o TiVo é um dos maiores sucessos do mercado americano há anos, oferecendo exatamente essas mesmas conveniências. Demorou, mas um “TiVo tupiniquim” está chegando.

Em tempo: o custo estimado do aparelho Topfield para o consumidor é de R$ 1.700, talvez menos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • So espero que tenha como copiar o conteudo para fora do HD interno do aparelho.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago