Ontem, comemorou-se (se é que dá para usar essa palavra) um ano da implantação da TV Digital no Brasil. Já comentei o assunto aqui algumas vezes, mas alguns números divulgados esta semana pelo Fórum do SBTVD merecem uma reflexão. Segundo leio no UOL Tecnologia, a Eletros informa que nesses doze meses foram vendidos 470 mil conversores, incluídos aí os televisores e celulares que vêm com o conversor embutido. A conta do Fórum é que cada conversor é usado por uma família; como cada família tem, em média, 3 a 4 pessoas, poderíamos deduzir que cerca de 1,6 milhão de brasileiros já têm acesso à televisão digital, certo?
Bem, essa é a conta a seco, embora seja preciso considerar que o celular é, geralmente, um aparelho individual e que, portanto, não dá para contabilizar uma família inteira no cálculo. O mesmo raciocínio vale para os receptores portáteis, que são usados em notebooks. Mas o problema não é esse. Segundo o Fórum, a TV Digital atinge hoje 40 milhões (!!!) de pessoas no País, o que extrapola qualquer cálculo racional. Seria preciso que cada conversor fosse usado por 100 pessoas para chegar a esse número…
Cabe então a pergunta: qual a utilidade de se divulgar dados como esse? A quem essas pessoas pensam que estão enganando? A TV Digital está sendo implantada aos poucos no Brasil, como aconteceu em todos os outros países, e tem mesmo que ser assim. O calendário fixado pelo governo está longe de ser cumprido – deveríamos ter, a essa altura, 18 emissoras operando sinal digital, e temos apenas oito! Mas, e daí? O dólar não vai cair, nem a crise mundial deixar de existir, por causa desse tipo de factóide que a imprensa reproduz sem qualquer critério.
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…
View Comments
Quero ver é conseguir sintonizar canais digitais na Zona Oeste do Rio de Janeiro (umas das primeiras capitais a ter tv digital) sintoniza só no Centro da cidade e cheio de interferência, imagem parada, travada, pixelada e outros defeitos... e olha que já são quase 2 anos de inauguração. É UMA GRANDE PIADA A TRANSMISSÃO DIGITAL NO BRASIL, mas o povo já está acostumado afinal O BRASIL NÃO FAZ NADA QUE FUNCIONE DE VERDADE, e quando funciona os empresários lançam o preço inacessível ao povão, vide Velox, 3G etc...