Categories: Uncategorized

Um ano de TV Digital

Ontem, comemorou-se (se é que dá para usar essa palavra) um ano da implantação da TV Digital no Brasil. Já comentei o assunto aqui algumas vezes, mas alguns números divulgados esta semana pelo Fórum do SBTVD merecem uma reflexão. Segundo leio no UOL Tecnologia, a Eletros informa que nesses doze meses foram vendidos 470 mil conversores, incluídos aí os televisores e celulares que vêm com o conversor embutido. A conta do Fórum é que cada conversor é usado por uma família; como cada família tem, em média, 3 a 4 pessoas, poderíamos deduzir que cerca de 1,6 milhão de brasileiros já têm acesso à televisão digital, certo?

Bem, essa é a conta a seco, embora seja preciso considerar que o celular é, geralmente, um aparelho individual e que, portanto, não dá para contabilizar uma família inteira no cálculo. O mesmo raciocínio vale para os receptores portáteis, que são usados em notebooks. Mas o problema não é esse. Segundo o Fórum, a TV Digital atinge hoje 40 milhões (!!!) de pessoas no País, o que extrapola qualquer cálculo racional. Seria preciso que cada conversor fosse usado por 100 pessoas para chegar a esse número…

Cabe então a pergunta: qual a utilidade de se divulgar dados como esse? A quem essas pessoas pensam que estão enganando? A TV Digital está sendo implantada aos poucos no Brasil, como aconteceu em todos os outros países, e tem mesmo que ser assim. O calendário fixado pelo governo está longe de ser cumprido – deveríamos ter, a essa altura, 18 emissoras operando sinal digital, e temos apenas oito! Mas, e daí? O dólar não vai cair, nem a crise mundial deixar de existir, por causa desse tipo de factóide que a imprensa reproduz sem qualquer critério.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Quero ver é conseguir sintonizar canais digitais na Zona Oeste do Rio de Janeiro (umas das primeiras capitais a ter tv digital) sintoniza só no Centro da cidade e cheio de interferência, imagem parada, travada, pixelada e outros defeitos... e olha que já são quase 2 anos de inauguração. É UMA GRANDE PIADA A TRANSMISSÃO DIGITAL NO BRASIL, mas o povo já está acostumado afinal O BRASIL NÃO FAZ NADA QUE FUNCIONE DE VERDADE, e quando funciona os empresários lançam o preço inacessível ao povão, vide Velox, 3G etc...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago