Categories: Uncategorized

Quem é quem na internet

Todo mundo quer saber o que pensa o internauta, quanto consome, do que gosta etc. etc. etc. Difícil mesmo é distinguir entre chutes e aferições baseadas na realidade. Só nesta semana, vi duas pesquisas diferentes que procuram mostrar o perfil dos brasileiros que acessam a web: uma do Ibope e outra do Datafolha, encomendada pela agência de publicidade F/Nazca. Quem estará com a razão?

Segundo o Ibope, existem 46 milhões de pessoas no Brasil que têm o hábito de navegar, trocar e-mais, participar de comunidades virtuais etc. Já o Datafolha diz que é muito mais: 64,5 milhões. Independente do número, é certo que cada vez mais gente está usando a web para tudo, ou quase tudo. O Datafolha entrevisou 3 mil pessoas, em 172 municípios, e concluiu que 48% delas acessam a internet todo santo dia, sendo que 55% já colocaram na rede algum tipo de conteúdo, como foto, vídeo etc.

Será mesmo? Ou será que as pessoas gostam de se exibir, principalmente numa pesquisa como essa, em que ninguém é identificado. Já comentei aqui sobre pesquisas e o fato de se prestarem a tanta especulação e manipulação. Afinal, os institutos de pesquisa precisam se manter, certo? E sempre há quem compre esses números. Claro, se a pesquisa estiver correta, é muita gente! Mas outro dia li uma pesquisa americana dizendo que 45% das pessoas já assistem TV Digital. Quando fui checar mais a fundo, eram pessoas que diziam “já ter visto” um programa digital… Muito diferente de ter o hábito de assistir, certo?

Vejam como é fácil manipular uma pesquisa.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago