Categories: Uncategorized

Negativo: quem compra?

Se estivéssemos no Primeiro Mundo, das duas uma: ou alguém seria processado por divulgar notícia falsa, que pode prejudicar acionistas de uma empresa; ou alguém distribuiria uma nota oficial esclarecendo os fatos. A verdade é que ninguém no mercado parece acreditar muito na notícia publicada pelo Estadão de sábado, dando conta de que a americana Dell e a chinesa Lenovo estariam negociando a compra da paranaense Positivo Informática.

Segundo o jornal, executivos das duas multinacionais estiveram em Curitiba nos últimos dias, dando início às negociações, mas ainda sem fazer uma proposta formal. O presidente da Positivo, Helio Rothenberg, comentou: “Não é que não tenhamos sido procurados, mas não há absolutamente nada concreto”. Já vi esse filme antes. Tire os dois “não” da primeira frase, e fica no ar a dúvida: foi ou não foi procurado? Seria mais fácil dar uma resposta taxativa, tipo “fomos procurados” ou “não fomos procurados”. Mas a idéia, parece, é exatamente deixar a coisa no ar.

Diz ainda o Estadão, sem citar a fonte, que a Positivo hoje é uma empresa “barata”. Seu valor na Bolsa seria de R$ 409 milhões, mas suas ações já caíram 89% este ano, uma das maiores quedas do País. A empresa continua líder no segmento de notebooks, com 21,4% de participação, mas esta já foi de 57%!!! Com o aumento da concorrência das marcas populares, as perspectivas não são das melhores.

Ou seja, parece tudo conversa de quem está querendo vender. Será que alguém vai mesmo querer comprar?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago