Categories: Uncategorized

A “morte” do laserdisc

Comentei aqui meses atrás sobre a decisão da JVC de encerrar a produção de videocassetes. Uma morte anunciada, sem dúvida, mas que ainda assim causou comoção entre usuários, digamos, mais veteranos. Agora, leio notícia semelhante: a Pioneer, única empresa que ainda mantém em linha aparelhos de laserdisc, anunciou que também está parando com essa brincadeira.

O pessoal do site japonês Akihabara News deu a notícia festejando, na linha do “já vai tarde”. Tudo bem, ninguém em sã consciência compraria hoje um LD player, formato que, ao contrário do LP, por exemplo, está morto e enterrado. Mas a Pioneer ainda produz três modelos, sendo um deles (DVL-919) do tipo combo, com drives de CD e DVD acoplados. É vendido no site da empresa por US$ 999. Mas só até acabarem os estoques atuais. Diz o site que, entre 1981 e 2002, a Pioneer vendeu 3 milhões de aparelhos desse tipo. Seus maiores concorrentes, por um bom tempo, eram Philips, RCA e Panasonic, que chegaram a travar uma “guerra de formatos” típica da indústria eletrônica.

Bem, nossos pêsames aos proprietários de um LD, que para alguns nunca deveria deixar de ser produzido – e, para outros, nunca deveria ter sido lançado.

Para consolo, vai aqui um link precioso sobre o assunto.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago