Categories: Uncategorized

Uma tela super-wide

Uma das ausências mais sentidas da CES ´09 foi a da Philips. Como se sabe, a empresa terceirizou todos os seus negócios da área de consumo na América do Norte, em acordo com a japonesa Funai. Esta exibiu alguns produtos apenas numa suíte de hotel, sem maior divulgação, o que para a marca Philips – com toda a sua história – é péssimo, considerando que entre os visitantes da CES há milhares de não-americanos.

Agora, menos de uma semana após o evento, a Philips anuncia uma novidade que pode agitar o segmento de TVs. A super-tela aí de cima tem formato 21×9. Isso mesmo: não o 16×9 tradicional, mas uma nova relação de aspecto, em que a tela é ainda mais larga. Trata-se de um modelo da linha Ambilight com 56″. Segundo o blog americano Digital Trends, a empresa distribuiu comunicado afirmando que os consumidores buscam repetir em casa a “verdadeira experiência do cinema”, e que só uma tela com essas proporções permite isso.

A previsão é de que o produto seja oficialmente apresentado na Holanda em fevereiro e chegue ao mercado europeu neste primeiro semestre. Ainda não se sabe qual será o preço (até porque isso depende da evolução da crise econômica mundial). Este link dá mais detalhes do bichinho.

Pois é, este era o tipo de produto que poderia ter agitado a CES, tão fraca de novidades este ano.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Finalmente uma tela no formato correto!
    Considerando que a maioria absoluta dos filmes em DVD e Blu-ray não estão na proporção 16:9 (1,77), e sim 2,35:1, essa tela da Philips de 21:9 (2,33:1) vai nos permitir assistir filmes do jeito que o diretor planejou, sem aquelas chatas tarjas negras acima e abaixo da imagem, algo que ocorre atualmente mesmo nas telas wide 16:9.
    É muito frustrante pagar uma boa nota num tv tela fina (plasma, LCD) widescreen e mesmo assim ter que conviver com as tais tarjas negras horizontais
    Bem que o mercado de telas para projetores podia também começar a explorar essa fatia, oferecendo normalmente telas 2,35:1 ou 2,40:1, e não apenas sob encomenda.
    Abração.

  • Já era sem tempo. Outros fabricantes deviam seguir esse caminho. Dar essa opção para o consumidor.

  • Orlando, finalmente vamos poder ver nossos filmes anamórficos 2.35:1 em uma tela LCD sem as famosas tarjas pretas acima e abaixo da imagem, como atualmente são apresentados nas telas 16:9. Serei um dos primeiros a comprar este lançamento, sem dúvida alguma. A resolução HD deve ser 2520 x 1080. Vamos aguardar as especificações finais da Philips.

  • O vosso site é muito bom.
    Eu e a minha namorada adoramos o vosso trabalho.
    Continuem por muitos mais anos.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago