Categories: Uncategorized

HDMI: a nova geração (de novo!)

A capacidade da indústria eletrônica de se aprimorar – e com isso criar confusão na cabeça dos usuários – parece infinita. Durante a CES, a HDMI Licensing, empresa criada para cuidar da distribuição de patentes desse padrão de conexão, anunciou uma “nova geração” de HDMI, a ser comercializada a partir deste primeiro semestre de 2009. Se você, como eu, ainda está começando a colher os benefícios da conexão HDMI (realmente muito superior a suas antecessoras), fique tranqüilo: seus cabos já estão obsoletos.

As especificações anunciadas na CES têm basicamente o objetivo de facilitar o uso dos cabos e conectores HDMI em redes domésticas e em automóveis. Para os primeiro caso, os novos produtos HDMI irão incluir a conexão Ethernet, trafegando junto com os sinais de áudio e de vídeo – menos trabalho para o instalador e (teoricamente) maior confiabilidade nas redes com fio. Também não será mais necessário trafegar áudio pela conexão SP/DIF: o sinal poderá ir e voltar entre o TV e o receiver sem perda de qualidade.

Os fabricantes associados no consórcio HDMI (veja em www.hdmi.org) definiram também que essa próxima geração de conectores terá capacidade de transportar até mesmo sinal de vídeo 3D. Uau! Quanto aos automóveis, a aposta é que a indústria automobilística irá aderir em massa ao HDMI, o que ajudaria a popularizar (e com certeza baratear) ainda mais essa tecnologia. Não sei se dá para confiar nessa previsão, com a crise atual das montadoras em todo o mundo, mas de qualquer forma era mesmo inevitável que isso acontecesse.

Só não me peçam para trocar meus cabos mais uma vez. Estou muito satisfeito com eles!

A propósito, meu amigo Vinicius Barbosa Lima me manda este link, em que usuários americanos comentam esta notícia. Vejam como as reações são desencontradas.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago