Categories: Uncategorized

Cisco quer entrar na sua casa

Uma surpresa da CES este ano foi a presença da Cisco. Não através de sua subsidiária Linksys, que fabrica acessórios de uso doméstico, mas com um grande estande identificado mesmo como Cisco. Todo mundo reparou. A gigante do Vale do Silício, maior fabricante mundial de roteadores (que são a alma das redes), decidiu criar uma linha de produtos específica para home networking. E vem com muito apetite.

O grupo que fatura US$ 40 bilhões por ano tem, segundo o blog Gadgetwise, nada menos do que US$ 27 bi para investir nesse projeto. Sua aposta – que acho correta – é a de que a partir de agora os televisores serão conectados diretamente à internet, sem ter que passar por um computador. Portanto, abre-se o caminho para redes domésticas trafegando vídeos HD, o que exigirá conexões mais ágeis e estáveis. “As pessoas não estão fazendo todo esse investimento em HDTVs somente para assistir filmes e jogos de futebol”, disse na CES o chefão da Cisco, John Chambers. “Há uma enorme gama de possibilidades, e esse é o nosso mercado”.

Uma delas foi confirmada hoje pela empresa, segundo leio no site Multichannel News: é o primeiro DVR da Cisco, modelo Explorer 8600, que começa a ser oferecido às operadoras de TV paga dos EUA. Trata-se de um conversor/gravador digital, com memória de até 500Gb, que se comunica com a rede doméstica através da conexão MoCA (Multimedia over Coax, ou seja, um tipo de cabo coaxial de alta capacidade, que carrega dados, áudio e vídeo de alta definição). Desculpem a sopa de letrinhas, mas é importante especificar do que essa tecnologia é capaz: transmitir sobre a rede IP com código de proteção DTCP (Digital Transmission Copy Protection) e também na plataforma DLNA (Digital Living Network Alliance).

O processador dessa fera é de última geração: pode processar 1 bilhão de instruções por segundo, cerca de dez vezes mais que os processadores atuais. Ufa!

Para saber mais sobre o que faz a empresa, este é o link.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago