Todo mundo fala no Blu-ray e diz esperar que os preços baixem para comprar o seu. Na CES, só vimos demonstrações com discos desse formato, dando a falsa impressão de que o DVD convencional está em fim de carreira. Não acredito. O esforço da indústria agora é convencer o consumidor a trocar seu DVD velho por um Blu-ray, que realmente oferece muito mais recursos. Mas a crise mundial está segurando um pouco essa ansiedade.
Vejam só. A Sony, através de sua subsidiária Sony Pictures Entertainment, montou um enorme estande na CES para promover as qualidades do software BD-Live, que passa a ser incluído nos novos discos da empresa. Conversei com Rich Marty, diretor da SPE, que me falou animado sobre as perspectivas desse mercado. “Apenas a melhor imagem não é um argumento suficiente para atrair o consumidor, que está satisfeito com a imagem do DVD. Agora, com essa nova geração de Blu-ray, temos um argumento incontestável”.
De fato, o salto do DVD para o Blu-ray é mais demorado do que foi, por exemplo, trocar o VHS pelo DVD. O BD-Live é aquele software que permite acessar na web materiais adicionais sobre o filme que você está vendo em Blu-ray, abrindo essas informações numa janela do seu TV (tipo, dados do ator principal, entrevistas com o elenco, informações adicionais). Pode ser até que essa novidade chegue logo ao Brasil, onde a Sony promete lançar 140 títulos em Blu-ray este ano – Martin me garantiu que o mercado brasileiro está entre as prioridades da empresa.
Vejam quanta coisa um DVD ainda pode fazer.
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…
View Comments
DVD ainda terá grande sobre vida, apenas precisa distribuir o audio em 7.1 dicretos que só nos é dado via Blueray. Deverá ser descoberto uma forma do DVD poder comportar mais Gygabites...... e resolução direta com maior qualidade.
Acredito que o BD será um nicho de mercado como foi o caso do Laser Disc, ou seja , não será o substituto do DVD.
Sobre o comentário do amigo Severino, se você procura áudio 7.1 e resolução maior, não há porque não ir direto à fonte, ou seja, o Blu-ray. Não há razão para criar novas características no DVD que não sejam dentro do padrão amplamente aceito e usado.
O DVD continuará existindo, pois nem todos podem (infelizmente) arcar com o custo de um sistema Full HD (TV + Receiver + BD), além de que com a grande venda em massa das TVs de 780 linhas a resolução do DVD é ideal nestes casos.