Categories: Uncategorized

Eternamente otimistas

Interessante matéria saiu neste fim de semana no site da Reuters. O correspondente da agência no Brasil descreve o comportamento dos brasileiros em relação à crise, comparando-o com as reações de outros povos. Não escapa nem o velho jargão do “país do carnaval, do samba e do futebol”.

Deve ser assim que os estrangeiros estão nos vendo, neste momento em que o mundo quase todo entra em depressão. “Crise? Que crise”? disse o presidente Lula, segundo o repórter, apesar do aumento do desemprego. Depois de percorrer shopping-centers e se surpreender com o movimento, ele ouviu gente da rua e especialistas, para chegar a três explicações diferentes para esse eterno otimismo:

1) Causas naturais: o brasileiro parte do princípio de que “o futuro a Deus pertence”. Então, o negócio é relaxar.

2) Estamos menos expostos à crise global, porque nosso nível de comércio internacional é ínfimo: somente 22% do PIB, metade do México, por exemplo.

3) A força do hábito: estamos tão habituados às crises que elas nem nos impressionam mais. Nossa tendência é fingir que elas nem existem.

Pessoalmente, me inclino a acreditar mais nesta última hipótese. É mais ou menos como aquelas pessoas que moram numa casa no morro sabendo que ela pode cair a qualquer momento. Mas se recusam a sair de lá. Tendo novela, futebol e carnaval, o resto a gente vai levando.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

21 horas ago

TVs Miniled e a questão do brilho

  Semanas atrás, comentávamos aqui sobre os exageros dos fabricantes na especificação de luminosidade das…

5 dias ago

Panasonic, quase dizendo adeus

                  O que se pode depreender quando…

4 semanas ago

DeepSeek e a nova Guerra Fria

  Antes até do que se previa, a Inteligência Artificial está deixando de ser uma…

1 mês ago

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

1 mês ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 meses ago