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Breve numa tela perto de você

Como prometi, começo a contar a partir de hoje o que vi de mais interessante no evento mundial da Philips, que apresentou à imprensa internacional, em Portugal, suas novas linhas de produtos. Quase tudo que nos foi mostrado chega ao mercado até o meio do ano, mas a empresa agora tem uma nova estratégia. Terceirizou para a japonesa Funai a comercialização de seus produtos na América do Norte e para a chinesa TPV os demais territórios fora da Europa. Nesse remanejamento, a Philips propriamente dita cuida “apenas” dos mercados da China, Rússia e América Latina, agora encarados como prioridade.

Não por mera coincidência, o Brasil foi citado várias vezes nas apresentações. Mas ainda não é possível dizer quais dos produtos exibidos chegarão por aqui. O evento teve de tudo: áudio, vídeo, celular, MP3, aparelhos de cozinha, peças de design, artigos para cuidados pessoais… Falo sobre alguns deles nos próximos posts. Hoje, quero me focar nos TVs. Foram nada menos do que 20 modelos!

Claro que o mais interessante foi o Cinema 21:9, o primeiro TV em formato de cinema (2.39:1). Caberia uma longa explicação técnica sobre essa inovação, o que pretendo fazer em breve. Para resumir, esse TV aumenta artificialmente a resolução dos filmes em DVD ou Blu-ray. Como sabemos, na transposição da película para a mídia digital, esses materiais são comprimidos. Numa tela widescreen convencional (16:9), ficam com a resolução máxima de 1.920×1.080 pixels; no Cinema 21:9, a resolução vertical é aumentada para 2.560 pixels, ou seja, um processador “cria” pixels a partir dos originais.

Nas demonstrações feitas pela Philips, estava tudo perfeito. Vimos cenas de “O Homem de Ferro” que eu, particularmente, nunca tinha visto antes (não vi o filme no cinema). A questão é saber como se comportará esse TV no dia a dia, com filmes de vários formatos e com as transposições de qualidade variável que encontramos nas locadoras da vida (sem falar nos filmes que nos chegam via download). Vamos ter que esperar o lançamento comercial do produto e os devidos testes práticos.

Mas, sem dúvida, tem tudo para ser o maior lançamento do ano. Para quem quiser saber mais a respeito, a Philips criou este site.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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