Categories: Uncategorized

O charme das telas de toque

De repente, parece que o mundo descobriu as telas touchscreen. Reportagem desta semana na prestigiosa revista Information Week americana trata do assunto com ares de “ovo de Colombo”, algo que está revolucionando o mundo das comunicações e do entretenimento. Não está longe disso. De fato, desde a explosão do iPhone temos visto uma infinidade de produtos que usam o conceito das chamadas telas sensíveis ao toque. Como no filme “Minority Report”, de Steven Spielberg, o usuário passa a dispensar teclas e botões para ativar seus serviços preferidos apenas com a ponta dos dedos. 

Se formos mais adiante na futurologia, iremos verificar que já existem tecnologias para permitir o acionamento dos aparelhos não com a ponta dos dedos, mas com simples gestos a distância. É o que se tem, por exemplo, nos displays Spatial Motion, da Toshiba (veja aqui o vídeo). Mas isso é futuro, talvez distante. As telas touchscreen já estão em celulares, notebooks, câmeras, controles remotos e uma série de aparelhos, principalmente portáteis – sem falar em caixas de banco, navegadores GPS etc. Por sinal, este artigo dá boas pistas a respeito.

Já comentei aqui que não gosto muito dessas telas, por causa da gordura que se acumula com o tempo, mas não tenho como negar: é impossível resistir.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 dia ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago