Distribuidoras de energia elétrica estão ampliando os testes do sistema PLC (Power Line Communications) em algumas regiões do País. Enquanto isso, Anatel e Aneel prometem regulamentar o serviço nos próximos meses. A principal defensora dentro do governo é Emilia Ribeiro, conselheira da Anatel. Mas ainda há um longo caminho burocrático a percorrer.
Os testes até agora vêm se mostrando positivos. No Rio Grande do Sul, uma comunidade de 50 mil habitantes de baixa renda, próxima de Porto Alegre, já pode colher alguns benefícios, com conexões de banda larga via rede elétrica em escolas e hospitais. Em Barreirinhas, no Maranhão, está em andamento desde o ano passado um projeto-piloto, usando tecnologia da Panasonic, talvez hoje a empresa mais avançada do mundo na área. Em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e outros estados, distribuidoras de energia elétrica também fazem testes com PLC.
Só temo que, como em tantos outros casos, uma inovação tão importante para o País vire objeto de barganhas políticas ou seja travada pela burocracia. Tomara que não.
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…