Categories: Uncategorized

Quando chega o PLC?

Distribuidoras de energia elétrica estão ampliando os testes do sistema PLC (Power Line Communications) em algumas regiões do País. Enquanto isso, Anatel e Aneel prometem regulamentar o serviço nos próximos meses. A principal defensora dentro do governo é Emilia Ribeiro, conselheira da Anatel. Mas ainda há um longo caminho burocrático a percorrer.

Os testes até agora vêm se mostrando positivos. No Rio Grande do Sul, uma comunidade de 50 mil habitantes de baixa renda, próxima de Porto Alegre, já pode colher alguns benefícios, com conexões de banda larga via rede elétrica em escolas e hospitais. Em Barreirinhas, no Maranhão, está em andamento desde o ano passado um projeto-piloto, usando tecnologia da Panasonic, talvez hoje a empresa mais avançada do mundo na área. Em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e outros estados, distribuidoras de energia elétrica também fazem testes com PLC.

O assunto é tema de fóruns e debates, como os promovidos pela APTEL, entidade que reúne empresas de infra-estrutura em telecomunicações. A grande vantagem do PLC é a capilaridade: 98% das casas no País já têm rede de energia elétrica; a tecnologia permite trafegar também dados por essa fiação, instalando comutadores nos postes e modems dentro das casas. Muito mais barato do que uma rede convencional de banda larga. Ainda estamos longe do Japão, por exemplo, onde já existem protótipos de carros movidos a energia elétrica e equipados com terminais de banda larga (como o da foto, exibido na CEATEC, em outubro passado). Mas já é um começo.

Só temo que, como em tantos outros casos, uma inovação tão importante para o País vire objeto de barganhas políticas ou seja travada pela burocracia. Tomara que não.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 dia ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago