Categories: Uncategorized

Vem aí o carregador universal

Um velho sonho de todo usuário de aparelhos portáteis está prestes a se tornar realidade. Segundo o Financial Times, de Londres, 17 fabricantes concordaram em desenvolver juntos um carregador universal, que seja compatível com todos os aparelhos que utilizam bateria. A idéia foi lançada durante o último Mobile World Congress, realizado em Barcelona em fevereiro, e tem o apoio da poderosa GSM Association.

O plano prevê que em janeiro de 2012 todos os dispositivos portáteis poderão ser recarregados pelo mesmo tipo de aparelho, com conexão padrão. Além de facilitar a vida do usuário, a iniciativa obedece também às novas regras ambientais: o uso de baterias não recarregáveis será sensivelmente reduzido nos próximos anos. Os fabricantes concordaram ainda em usar conectores do tipo micro-USB (foto) como padrão nos carregadores: com essa padronização, você vai poder chegar em qualquer lugar do mundo e plugar seu carregador numa tomada de parede (no hotel, ou no aeroporto, por exemplo), em vez de sair desesperado à procura de um conector compatível com seu aparelho.

Um problema a menos, como fica claro neste artigo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago