Meu colega VINICIUS BARBOSA LIMA me enviou esta preciosidade, extraída do HT Fórum, onde se reúnem – virtualmente, é claro – alguns dos caras que mais entendem de áudio e vídeo no Brasil: uma comparação prática entre a resolução das mídias digitais (DVD e Blu-ray) e a do cinema. Não me lembro de ter visto algo parecido até hoje, nem mesmo em sites internacionais, daí o mérito do autor da iniciativa, Marco Cezar.
Na falta de dados confiáveis para medir o número de pixels num fotograma de cinema, ele simplesmente botou a mão na massa e tratou de fazer seu próprio método, usando sua experiência de fotógrafo. O diagrama bolado por ele vai da resolução-padrão de um DVD (720×480 pixels) até a da película 70mm Imax, calculada empiricamente em 8.300×6.200. Marco usou uma foto digital comum e um scanner de diapositivos para chegar a esses números.
Mais interessante ainda é a participação dos demais membros do Fórum, com intervenções realmente apropriadas e ilustrativas. Parabéns. É assim que a gente aprende.
Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
View Comments
É a prova que temos pessoas competentes no Brasil, com capacidade e criatividade dos melhores profissionais e articuladores do mundo do audio e video no Mundo. Parabéns ao HTForum e ao Marco Cezar(Cezarsky) pelo ótimo artigo.