Categories: Uncategorized

Estreita, lenta e cara…

Excelente levantamento foi publicado pelo Caderno Informática, da Folha de S.Paulo, nesta 4a. feira, sob o título geral “Guia da Alta Velocidade”. É um verdadeiro manual de instruções para quem usa ou pretende usar um dos serviços de banda larga disponíveis no País, inclusive com análises individuais dos serviços prestados pelas principais operadoras.

O que me chamou atenção foi a menção (mais uma) de que a banda larga brasileira é uma das mais caras do mundo. Já tratei desse assunto aqui, mas agora há números novos. Estudo realizado pela ONU coloca o Brasil na posição 77 do ranking mundial das telecomunicações, entre 154 nações citadas. A classificação no tal ranking leva em conta, além da qualidade, também o custo dos serviços. E aí a comparação é vergonhosa: enquanto um americano gasta em média 16 dólares para ter uma conexão de 1Mbps, no Brasil paga-se o equivalente ao dobro! Usando outros números: lá, a banda larga consome, em média, 0,7% do salário médio das pessoas. Aqui? 10%.

O jornal publica os 10 primeiros colocados num outro levantamento, este da ITIF (Information Technology and Innovation Foundation): Coréia do Sul, Japão, Finlândia, Holanda, França, Suécia, Dinamarca, Islândia, Noruega e Suíça. Neste, o Brasil não foi incluído, mas notem que o México (último da lista de 30 países) tem custo médio estimado em 18 dólares para 1Mbps. Os dados completos podem ser acessados aqui.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Ola, morei em londres durante dois anos e pagava pela internet 8 mbps o equivalente a 60 reais.
    Aqui pago mais por uma net lenta e sem qualidade.

    abrc

  • E o pessoal da Folha tem toda a razão! Eu sou um que desisti de brigar com a Oi. Já recorri à Ouvidoria diversas vezes, e foi com muita luta que eu consegui uma conexão ADSL2 obsoleta (chegue a ter ADSL2+, mas eles tiraram), e assim mesmo coisas como links internacionais, para efeitos de download, continuam uma carroça de bois. Note que eu estou falando em 2 Mbits, porque mais do que isso a Oi argumenta que a minha linha não comporta. Há um tempo atrá, eles mesmos, com o nome de Telemar, diziam o contrário, vá se entender porque!

  • Chega a ser engraçado ver a propaganda da NET sugerindo que as pessoas devem "sair da Sibéria" ao adquirirem seus produtos! Aqui em Porto Alegre a NET está na Sibéria, pois o Virtua é lento, cai toda hora e quando usamos o NET fone a internet para de funcionar. O engraçado é que tudo que um cliente da NET passa ao ter escolhido ser cliente NET, ele vê na propaganda deles criticando a concorrência! Trocar de provedor? Existe um menos pior?

  • Li os comentários e não resistir em fazer o meu, moro em Manaus e pago R$119,00 de internet com 200 cabps isso sim é uma vergonha.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 dia ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago