Categories: Uncategorized

TV cresce na internet

Num ótimo trabalho de pesquisa, a repórter Lygia de Luca, do IDG Now, levantou os principais sites brasileiros onde já é possível assistir a transmissões de TV com qualidade. São seis: Globo.com, UOL, Terra, IPTV Cultura, Mundo Fox e IG. A reportagem descreve cada um deles e acrescenta dados interessantes sobre esse mercado emergente. Já são 9,8 milhões de internautas que têm o hábito de ver programas de TV na web, o que equivale a 39,5% de todos os brasileiros que possuem conexão de banda larga em casa (notem bem: estamos falando apenas de assinantes residenciais). Os números são do Ibope Nielsen Online, que informa ainda ter havido um expressivo crescimento (17%) de fevereiro para março últimos. Ou seja: cada vez mais as pessoas procuram a comodidade da internet para selecionar seus programas favoritos.

Na prática, o número deve ser bem maior. Notícia divulgada recentemente pelo site Tela Viva mostra o trabalho que está sendo feito pela ABPTA (Associação Brasileira dos Programadores de TV por Assinatura), que criou uma força-tarefa para mapear e punir os portais que exibem conteúdos de TV sem autorização. Alguns portais foram acionados judicialmente e interromperam a prática, mas o próprio diretor da entidade, Carlos Alkmim, admite que é muito difícil fiscalizar. “Mas não fazer nada é pior”, diz ele. Além daqueles portais citados pelo IDG Now, há centenas de pequenos sites colocando no ar conteúdos literalmente roubados de alguma emissora, brasileira ou estrangeira. 

A ABPTA promete que não vai parar por aí.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

5 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago