Categories: Uncategorized

Cuidado, blogueiros

Nos EUA, o país dos advogados, acabaram de descobrir mais uma aparentemente inesgotável fonte de renda: os blogs. Com a multiplicação desse tipo de mídia (calcula-se que já existam mais de 200 milhões), as empresas detectaram que precisam se proteger. E os escritórios de advocacia nunca trabalharam tanto na área digital – o chamado direito cibernético é um dos ramos que mais crescem.

Segundo reportagem do The Wall Street Journal na semana passada, já chega a US$ 17,4 milhões o total de indenizações pedidas à Justiça americana por pessoas que se dizem vítimas de difamações, ameaças e invasão de privacidade cometidas em textos postados em blogs e redes de relacionamento. Há ainda uma infinidade de ações sobre infração de direitos autorais. Com a febre do Twitter e dos microblogs, onde qualquer um pode escrever qualquer coisa sobre qualquer assunto ou pessoa, esse tipo de problema só faz aumentar. Claro, nem todas as ações resultam em condenação, até porque nos EUA é muito forte o movimento em defesa da liberdade de expressão, garantida pela Primeira Emenda da Constituição. Mas é grande a chance de dor de cabeça para quem escreve o que bem entende, porque os advogados vivem monitorando tudo que é publicado.

Em Nova York, foi criado um centro de pesquisas sobre as leis na mídia digital, que procura orientar os blogueiros e ajudar nas novas interpretações da lei que a internet está impondo. “O que as pessoas escreviam nas paredes dos banheiros públicos agora é visto por milhões em todo o mundo”, resume Sandra Baron, diretora do Centro. É isso aí: liberdade é bom, mas sem responsabilidade pode se tornar um perigo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago