Categories: Uncategorized

Anatel vs. Ministério Público

Mais uma denúncia envolvendo a Anatel agitou Brasilia esta semana. Segundo o site PayTV, o procurador do Ministério Público Federal da Paraíba, Duciran Farena, apontou publicamente irregularidades nas multas aplicadas pela agência às operadoras. Farena diz que a Anatel está “fora de controle” e que não consegue se explicar ao Tribunal de Contas da União, que está investigando as tais multas.

O presidente da agência, Ronaldo Sardemberg, se disse “indignado e pessoalmente ofendido” pelas críticas. Na verdade, o que há por trás de tudo é o velho problema da politização de um órgão que deveria ser essencialmente técnico. Nos últimos anos, a Anatel – como quase todas as agências reguladoras – foi invadida por indicações políticas e perdeu totalmente a autonomia frente aos ministérios (tanto o das Comunicações quanto a Casa Civil). 

O procurador – que é coordenador da área de telefonia dentro do Ministério Público – critica a falta de transparência da Anatel, dizendo que não consegue sequer ser recebido por Sardenberg. Chama de “informes da vergonha” os relatórios emitidos sobre as multas, o que compromete a legitimidade dos técnicos encarregados dessa análise (que, aliás, é obrigatória por lei).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • O PT loteou todas as instituições brasileiros. Todos os cargos são ocupados por comapanheiros com o único objetivo de angariar apoio no congresso ou senado ou verbas para campanhas de candidatos do ParTido.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

1 dia ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago