Categories: Uncategorized

Sobrevida para a Gradiente

O repórter David Friedlander, do Estadão, deu um furo neste domingo, com a notícia de que está em preparação um plano para salvar a Gradiente. Um plano do governo federal. Segundo a reportagem, a idéia arquitetada pelo dono da empresa, Eugenio Staub, e aprovada pelo presidente Lula, é juntar dinheiro do BNDES, dos fundos de pensão da Petrobrás e da Caixa Econômica Federal e do governo do Amazonas, que tem interesse em reativar as duas fábricas que a Gradiente mantém na Zona Franca. 

Pelo plano, seria criada uma nova empresa que assumiria a marca Gradiente. A vantagem dessa solução é que a nova empresa não herdaria a dívida, acumulada em cerca de R$ 300 milhões e hoje impagável. Também participa das negociações o Bradesco, um dos credores dessa dívida. Aliás, para que tudo dê certo ainda falta a concordância exatamente dos credores, que precisam aceitar um desconto nos valores a receber. Staub já teria conseguido adesão de 80% deles, mas isso não é suficiente: todos têm que concordar. O financiamento do BNDES só sai se a dívida for paga. Também está no negócio a empresa americana Jabil, que produz componentes eletrônicos.

A nova empresa já tem até nome: CBTD (Companha Brasileira de Tecnologia Digital). Já recebeu autorização da Suframa e só aguarda a definição das negociações para começar a operar, fabricando TVs, DVD players, equipamentos de home theater e até notebooks! Será uma solução? Ou um problema?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Prezado,boa noite!

    Estou acionando judicialmente a Gradiente, pois meu aparelho celular apresentou defeito e mesmo depois de 5 meses na assistência técnica nada foi resolvido até hoje.

    Ninguém da Gradiente apareceu na audiência e o no endereço que consta no cadastro do JEC RJ, a correspondência voltou.

    Pode me ajudar a localizar o lugar onde os pilantras da gradiente se esconde?

    Att,
    Flávia Lima.

    gostaria da su

    • Olá Flavia, a antiga sede da Gradiente está fechada. O único telefone que temos (3097-7050) não está mais atendendo. Abs. orlando.

  • A gradiente fabricou muitos bons aparelhos na década de 80 (reconheço), depois disso ela falhou muito, a credibilidade do povo brasileiro foi a zero com relação a esta empresa, sem contar a sacanagem com os funcionários, espero não ver produtos da gradiente no mercado.

  • quem tem celular na assistencia e nao veio a peça vai perder o que pagou isso é covardia ..

  • Stillguaçu Componentes Eletrônicos me.

    Um artista nunca morre quando sua obra permanece.

    Sempre acreditei no retorno da Gradiente

  • A Gradiente me deve valores ganhos na justiça devido a quebra de um celular da referida marca desde 2008. E a bem dita justiça não faz nada para obrigar a empresa quitar esta divida! Isto é um absurdo!!!!

  • Que a empresa Gradiente vai voltar não tenho dúvida, só não sei o tempo que irá permanecer nesse mercado competitivo, não basta apenas bons produtos com qualidade, ela precisa de bons admistradores honestos. O Sr. Eugenio não pode deixar a empresa nas mãos de incompetentes desonestos e ficar em São Paulo apenas recebendo informações virtuais, ele precisa acompanhar de perto.

  • comprei um home teather a 3 anos e le queimou placa de PDI de potencia e nao consigo encontrar a peca eestou muito perocupado com gradiente se vai repor estas pecas de tv de home teather e outros aparelhos gostaria de uma resposta da gradiente o mais brve posssivel

  • É lamentavel uma empresa brasileira comprar uma multinacional (Telefunken radio e televisão) e fechar a empresa deixando todos os seus funcionarios desempregados. A AEG é forte na Alemanha, deveria voltar ao brasil porque é uma grande empresa. Quanto à Gradiente, desculpe sr. staub, faltou competência.

  • Boa noite, é com grande insatisfação que venho a fazer este comentário a respeito a antiga empresa gradiente, que me causou danos morais, materias e financeiros, que até agora ela não fez nenhum comntário para as pessoas que estão no prejuizo através sua marca. comprei uma televisão de 29 polegadas, cheguei em casa a mesma apresentava problema, porém procurei a autorizada para conserto e nada foi feito por falta de peça. procurei o procon para sanar o problema mas não fui vitorioso. a grande empresa gradiente só me enrolou, e até hoje ela não me deu outro aparelho. o que eu desejo para ela é o mesmo que ela fez com milhares de usuários da sua marca: que a população compre bastante aparelhos e deixem de pagar para ela enfim ir para o buraco, da onde ela não deveria sair. e a justiça desse país que não funciona deveria bloquear os bens do seu mentor da marca para pagar seus usuários que foram enganados. por isso que este país é bom de se morar, nada acontece com essas pessoas.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

1 dia ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago