Categories: Uncategorized

De olho na Copa

Nas últimas semanas, ouvi de três fontes diferentes – todos executivos de grandes empresas – sobre a expectativa em relação à Copa de 2010. Parece que todo mundo enxerga o evento como catalizador de um novo boom nas vendas de eletrônicos no País. Não chega a ser propriamente novidade: a cada quatro anos isso acontece, embora nem sempre com os resultados esperados. Na última Copa, plasmas e LCDs haviam acabado de chegar a níveis de preço interessantes para a classe média, e os fabricantes venderam muito. Mesmo assim, alguns não conseguiram ter lucro, dada a fenomenal queima de preços forçada pelo varejo.

Não dá para prever como será desta vez, mas o fato é que a Copa desperta no Brasil não apenas paixões futebolísticas, mas também ansiedades empresariais de vários tipos. É muito dinheiro em jogo, e para as emissoras, que neste momento negociam os contratos de patrocínio das coberturas, falar em interatividade é como colocar mais chantilly no bolo. Na semana passada, o presidente do Fórum da TV Digital (SBTVD), Frederico Nogueira (que é também vice-presidente da Rede Bandeirantes), disse ao IDG Now que até o ano que vem o mercado já terá grande oferta de produtos de interatividade. “Na Copa de 2006, tivemos o começo da alta definição”, afirmou Nogueira. “A de 2010 vai ser a Copa do Full-HD e do começo da interatividade”. 

Segundo Nogueira, a recente aprovação do padrão Java DTV (também conhecido como “Ginga-Java”) permitirá que esses produtos comecem a chegar ao mercado por volta de outubro e se tornem grande atração nas vendas de Natal. Até onde sei, não é bem assim. Com exceção talvez da Globo, nenhuma emissora importante terá condições de oferecer serviços interativos em prazo tão curto. Tomara que eu esteja errado, mas a euforia de Nogueira é motivo de desconfiança quando ele diz: “Há grandes chances de o Java DTV se tornar padrão mundial de interatividade”. Padrão mundial? Não será otimismo demais?

Sobre o Java DTV, leia esta excelente reportagem de Cristina de Luca, publicada no site Convergência Digital.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

7 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago